Acerca de

Os círculos de aprendizagem foram iniciados pela Peer 2 Peer University (P2PU) e pela Biblioteca Pública de Chicago em 2015. Desde então, este modelo de aprendizagem estendeu-se a bibliotecas e centros comunitários na América do Norte, África Oriental e Europa. Este ano, a BLCS tem orgulho em fazer parceria com P2PU para trazer os círculos de aprendizagem para Braga, Portugal, com o apoio do programa Erasmus + da União Europeia.

Questões frequentes

O que é um círculo de aprendizagem?

Um círculo de aprendizagem é um grupo de pessoas que se reúnem para aprenderem algo em conjunto. Os círculos de aprendizagem são:

  • Abertos ao público
  • Grátis para os participantes
  • Recorrentes (geralmente entre 6-8 encontros)

Além disso, os círculos de aprendizagem são liderados por um facilitador, e não por um professor. Isso significa que a pessoa que está a facilitar o seu círculo de aprendizagem não é um especialista no assunto que está a aprender. Os facilitadores ajudam a guiar e orientar o grupo ao longo do curso e garantem que o espaço de reuniões esteja disponível a cada semana para a reunião.

Que materiais podem ser utilizados nos círculos de aprendizagem?

A maioria dos círculos de aprendizagem utiliza um curso online gratuito como base de estudo. A P2PU cria alguns cursos, mas a grande maioria dos materiais vem de outras organizações da web. Poderá utilizar o curso que desejar para um círculo de aprendizagem, desde que seja gratuito para os participantes e não viole os termos de serviço do provedor do curso. A lista completa dos cursos atualmente em utilização pelos facilitadores do círculo de aprendizagem está disponível em https://blcs.p2pu.org/courses/.

Que informações pessoais preciso fornecer para participar?

Os participantes dos círculos de aprendizagem não precisam criar uma conta na Universidade Peer 2 Peer. Poderá inscrever-se num círculo de aprendizagem com o seu nome, número de telefone e / ou endereço de email. Esta informação é utilizada apenas pelo seu facilitador para entrar em contacto consigo. Se desejar criar um círculo de aprendizagem, é necessário criar uma conta P2PU. Questões adicionais relacionadas com a privacidade do utilizador poderão ser respondidas contactando: support@p2pu.org.

Terei de pagar para participar num círculo de aprendizagem?

Não. Os círculos de aprendizagem são totalmente gratuitos.

Vou receber algum certificado no final do círculo de aprendizagem?

A P2PU não é uma universidade e não oferece qualquer acreditação de certificados ou graduações. Alguns dos cursos online utilizados nos círculos de aprendizagem conferem graus e/ou certificados, mas muitos deles não são gratuitos. É possível obter um certificado que comprove a conclusão do seu círculo de aprendizagem. Porém, se desejar um certificado de conclusão/participação deverá contactar o seu facilitador.

O que é a Universidade Peer 2 Peer?

A P2PU é a 501c3 organização sem fins lucrativos registada na Califórnia, nos Estados Unidos da América, com membros da equipa nos EUA, Canadá e África do Sul. A missão da organização é criar alternativas equitativas, empoderadoras e libertadoras ao ensino superior convencional.

Em que consiste este projeto?

Este projeto é apoiado pelo programa Erasmus + da União Europeia. “Círculos de aprendizagem em bibliotecas” tem a duração de 3 anos (2018-2021) e é liderado pela Fundacja Rozwoju Społeczeństwa Informacyjnego na Polónia, com parceiros adicionais na Alemanha (Stadtbibliothek Kőln), Roménia (Fundatia Progress), Portugal (Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva), e Finlândia (Suomen eOppimiskeskus ry).

O objetivo do projeto é facilitar o acesso a recursos de aprendizagem online, que sejam úteis para adultos, utilizando a metodologia do círculo de aprendizagem desenvolvida pela P2PU. O nosso trabalho em conjunto consiste em:

  • Realizar pesquisas em 2018-19, incluindo a redação de um white paper sobre a aprendizagem de adultos e a procura de recursos de aprendizagem online de qualidade no idioma de cada parceiro.
  • Traduzir e adaptar a metodologia e o software do círculo de aprendizagem em 2019-20.
  • Formar até 25 organizadores de círculos de aprendizagem em 2020, que irão liderar workshops de facilitação em cada país.
  • Realizar uma série de workshops de facilitação em 2021, levando a que se realizem círculos de aprendizagem nas bibliotecas de cada um dos países parceiros.

Qualquer pessoa pode iniciar e facilitar um círculo de aprendizagem?

Sim! É possível criar círculos de aprendizagem, basta criar uma conta de utilizador na P2PU. Começamos a criar alguns recursos em português para os facilitadores, que poderá consultar e contribuir aqui.